Ahhhhhh.... Pensavam que ia escrever mais um texto lamechas, daqueles que inundam as redes sociais neste dia, não? Que ia falar do quanto adoro estar em casa a passar Eosina e Cicalfate nas borbulhas "varicelosas" do meu filho mais velho... Ou que ia dissertar sobre o quão maravilhoso é acordar às 5 da manhã e identificar 13 frequências diferentes do choro do "mai' nobo"...
Naaaa... Mas anda lá perto... Já se sabe que mãe que é mãe, sobretudo a que o foi recentemente, mete sempre os filhos em qualquer conversa! Mesmo quando tenta dar uma de digna e introduz o tema do pedido recusado de Habeas Corpus do Lula ou da visita do Puttin à Turquia...
Mas vamos ao que interessa! Dizem que hoje é o dia dos filhos! Hoje, 5 de Abril. O Dr. Google diz-me que o dia dos filhos também é a 23 de Setembro. E eu fico assim, como o tolo no meio da ponte, sem saber bem qual a data que devo instituir na nossa rotina familiar. O Dr. Google é o supra-sumo da sabedoria – toda a gente sabe! Ele e o senhor que descobriu uma relação inequívoca entre o autismo e as vacinas. Mas, quando lhe dá para a bipolaridade, fico completamente sem norte! Ainda por cima, assim, com um assunto tão importante como este… É que isto das datas tem muito que se lhe diga, sobretudo lá em casa!
Quando era miúda, na escola, havia o dia do Pai, o dia da Mãe, o dia da Criança, o dia da Árvore e o dia de Natal. Ponto. E, para mim, assim foi durante 33 longos anos de existência.
Até que… O meu filho entrou no infantário! A partir daí, começamos a celebrar o dia da Alimentação, o dia da Mulher, o dia da Água, o dia de São Valentim, o dia de São João, o dia dos Padrinhos, o dia da Páscoa, o dia do Pijama, o dia de Reis, o dia da Televisão, o dia da Primavera, do Outono, do Verão e do Inverno, o dia de Halloween, o dia da Criança, o dia do Pão – só um segundo que tenho que ir ali respirar um bocadinho - o dia de Natal, o dia da Família e, porque só isso não chega, o dia da mãe, do pai, dos avós, dos irmãos e dos primos. Peço desde já desculpa a todos os outros eventuais dias que, por lapso, não referi.
(Um à parte, não vão elas ler este texto J: bem hajam estas mulheres fantásticas, em quem deposito TODA a minha incalculável fortuna, por fazerem com que, volta e meia, haja um dia especial para estes pequenos adultos, vencendo assim a rotina e aumentando exponencialmente a vontade de ir para a escola. E agradeço também por se terem esquecido de celebrar outras datas igualmente “certificadas” como o Dia do Engolidor de Espadas, o dia internacional da Cerveja, o dia do Careca ou o dia internacional do Piercing Corporal. Muito obrigada! De coração!)
Por outro lado, durante a exaustiva e longa pesquisa que levei a cabo nos últimos 5 minutos, para poder elaborar esta minha notável tese, descobri outras datas que, não se percebendo bem porquê, não recebem a devida e merecida atenção. São elas o dia de Dar Uma Volta, o dia mundial da Monitorização da Água (esta é para ti, minha querida metade boa), o dia mundial da Nutella (esta é para ti, minha querida balança) ou o dia internacional da Preguiça, entre muitas, muitas outras datas!!
No meio disto tudo, às vezes, quem fica meio baralhado é o meu filho, que no outro dia chegou a casa e me disse o seguinte:
«- Ó mamã, já foi o dia de São Valentim (que é o nome dele), da Mulher (que para ele, obviously, sou só "euzinha" aqui J), já foi o dia do São Pai (dia do Pai)… Quando é o dia de São Vicente (nome do irmão)?
- Calma, filho! Esse dia também existe! E diz o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, assim como a página oficial do facebook da Paróquia de Alcabideche, que é no dia 22 de Janeiro. Mas ainda falta um bocadinho... Por isso, vale mais a pena celebrarmos no dia do aniversário dele.»
Acham que a criatura ficou convencida? Pois sim...
Acham que a criatura ficou convencida? Pois sim...
Enfim! Uma admirável paleta de possibilidades de celebrações. Há para todos os dias, gostos e penteados! E só escolher um dia, perguntar ao Dr. Google e… pumba! Já temos o mote para pendurar as grinaldas, encher os balões e comer, claro! Muito! Fiesta, gente!!! Só é pena não serem todos feriado...
Dizem que hoje é o dia dos filhos. E eu tenho os melhores do mundo! Mas sobre isso falarei noutras núpcias, porque ainda me falta celebrar o dia mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, o dia mundial da Higiene das Mãos, o dia internacional da Parteira e o dia internacional da Tuba!!! Tudo isto até às 23h59 de hoje!