quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

As cores do meu Céu

Cheguei à brilhante conclusão que há dias de todas as cores. Acabei de ver um comentário de uma amiga minha no Facebook que dizia “Adoro o Porto, mesmo nesses dias brancos”. Não sei se é uma expressão característica de alguma região, ou não, mas a verdade é que não podia estar mais correcta.


Graças à minha enorme aptidão para inventariar no meu cérebro uma série de coisas, como as emoções, as músicas, os filmes e as viagens, entrelaçando-as umas nas outras (ver um arroz anterior), também a meteorologia, que tanta ascendência tem sobre a minha forma de estar, teria de ficar perfeitamente enquadrada no meu pensamento. Além disso, tenho um comportamento obsessivo-repetitivo com tendências monocromáticas na maneira como me visto, daí que a cor tenha uma influência tão significativa para mim e que goste tanto de a ver ao meu redor.

Quis fazer aqui um exercício. Vou começar por escrever as cores que o meu céu tem, a que se seguirá a explicação mais ou menos lógica da atribuição dessa cor. Em seguida vou indicar qual o meu estado de espírito nesses dias e finalmente, o significado que a psicologia dá a cada uma dessas cores. Vamos ver como fica.

BRANCO

Hoje está, efectivamente um dia branco. Não chove, não se vê o sol, mas as nuvens estão limpinhas e dá para perceber que há uma luminosidade agradável no ar, especialmente se o branco sucedeu a uma série de dias em que parece que o céu vai cair na nossa cabeça – dia preto. A nível emocional é um dia completamente neutro e costuma ser nestas alturas que arrumo o armário e as gavetas, ordeno por ordem alfabética os meus CD’s e limpo as juntas dos azulejos.
"O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza" – confirmado (isto começa bem).

VERDE

Esta é a minha cor de eleição. Adoro ver esta cor à minha volta e quem me conhecer atesta com toda a veracidade a minha afirmação. Associo esta cor ao apogeu da primavera, às noites em que acordo às 3h30 da manhã com os melros a cantar no peitoril da minha janela (calando-se mais ou menos à hora em que tenho que me levantar para ir trabalhar), e aos passeios no campo que despertam os primeiros sinais de renite alérgica. São estes os dias mais favoráveis para fazer o que quer que seja, uma vez que são indicadores de que o Inverno já lá foi, apesar de poderem activar em mim um apetite adormecido de comprar sandálias e sabrinas.
"O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma" – confirma, confirma, confirma, confirma, já a última é que é mais difícil…

PRETO

Esta cor descreve na perfeição estes últimos dias por causa da chuva, do granizo, do vento e do mar todo eriçado. Não é à toa que os brasileiros chamam “pancadas” aos aguaceiros. Acordo sempre nestes dias com um desejo secreto de estar com uma amigdalite.
"O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade" – mais ou menos confirmado no que diz respeito ao terror, sendo que não vejo luxo nem dignidade nenhuma em querer ficar em casa o dia todo com o pijama vestido.

CINZENTO

Dias e dias intermináveis de chuvinha miudinha, “molha-tolos”, acompanhada por temperaturas amenas, que nos põe o cabelo em carapinha porque achamos que não vale a pena abrir o guarda-chuva. Nestes dias a roupa não seca antes de começar a cheirar a mofo e os desumidificadores fazem horas extraordinárias. Estado de espírito potencialmente irritativo.
"O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade" – não tem nada a ver… mas isto é como nos horóscopos onde, com algum esforço, conseguimos sempre identificar-nos com alguma coisa que lá venha escrita.

VERMELHO

Infelizmente esta cor é sinónimo, para mim, de que o “céu está a arder”. Naqueles dias de vento tórrido em que os incêndios atingem o descontrole total, o fumo é tanto que esconde todo o esplendor do sol, restando apenas uma auréola avermelhada, sofrida e deprimente. Nestes dias falta-me o ar e a energia, ao mesmo tempo que fico impaciente e ansiosa.
"O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder" – idem, idem, aspas, aspas.

AMARELO

Estes dias costumam aparecer lá para Maio, que desde pequena conheço como o mês das trovoadas. Nessa altura, se pudesse escolher um mês para hibernar, seria precisamente esse, tal era a minha aversão a estes fenómenos. E esta repulsa não se prendia apenas com aos trovões e os relâmpagos, mas também com esta cor amarelada, como se o próprio céu estivesse hepático e tivesse a necessidade de vomitar cá para baixo tantos raios e coriscos, libertando-se daquela aflição. Este é um péssimo dia para me dizerem que estou gorda, que tenho a camisola descosida, que o IVA vai aumentar ou que tenho de me despachar para fazer o que quer que seja.
"O Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão" – e este exercício de comparação começa a revelar-se uma péssima ideia…

AZUL

O típico dia de Verão. Céu limpo. Muito sol. Muito calor. E um mar calmo e convidativo a banhos. Evidentemente que faço uma associação directa desta cor às férias e por isso não poderia estar mais bem-disposta. É um óptimo dia para tomar decisões importantes (e é neste momento que este post adquire oficialmente uma semelhança plagiada com um horóscopo de um jornal de distribuição gratuita).
O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias – pois… a parte do céu… mas se fizer um esforço muito grande… as decisões… o sonho… Não, não vale a pena!

BRILHANTE

Estes dias são raríssimos para mim porque onde vivo nunca neva. Não consigo sair à rua sem os óculos de sol, o cachecol, as luvas térmicas, a “termotebe”, as meias calças, o fato da neve, os protectores de orelhas, o batom de cieiro, os lenços de papel e mais qualquer coisita que se arranja sempre. Mas gosto mesmo destes dias, ainda que fique com os olhinhos fritos pela luminosidade. Esta é também uma cor de férias, neste caso, férias de Inverno. Como normalmente são acompanhadas por alguma actividade física intensa na neve, seguida de um banho relaxante e uma soneca revitalizante, significa para mim descontracção e reabastecimento de energias. 
Como é óbvio, não encontrei nenhum significado por não se tratar de uma cor real.

Perante esta panóplia de estados de espírito penso que o diagnóstico só possa ser este: transtorno bipolar. Mas adiante, porque tristezas não pagam dívidas.

Descobri outra coisa curiosa. Segundo o que pude averiguar, a palavra horóscopo deriva do grego e significa “observação do tempo”, por isso, qualquer semelhança entre esta minha análise e a futurologia prevista pela "bola dji cristau" do maridão (lamento, mas esta é só para alguns) não são puras coincidências. Com este propósito, andei mais um pouco à cata e consegui encontrar uma relação entre o dia no nosso nascimento e a cor da nossa personalidade. E, como sempre, a coerência esteve do meu lado: VERDE. Duvido que esta atribuição seja de carácter científico, racional, mas isso não interessa quando estou aqui a estabelecer uma relação directa entre a cor do MEU céu e a minha vontade de ordenar as minhas meias por cor, tipo e estado de conservação.

Já agora, e para rematar, mais um grãozinho de arroz que caiu do meu céu: existe uma coisa chamada cromoterapia. Não, não se trata de uma forma de tratamento de indivíduos socialmente excluídos, com níveis de aprendizagem elevados e uma enorme capacidade para elaborarem piadas sobre reacções químicas e sobre o funcionamento intestinal no meio do primeiro encontro. Trata-se sim de melhorar a nossa qualidade de vida através da emissão de luzes coloridas, adequadas à maleita a que pretendemos pôr termo. Ou seja, utiliza luz e cor, os mesmos ingredientes que utilizei para confeccionar a minha teoria das cores dos dias, ainda que com efeitos diferentes. Talvez um dia ainda receba um Nobel por esta magnífica descoberta...


4 comentários:

  1. a minha personalidade também é verde e não estou muito surpreendida com o fenómeno!! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida amiga!
    Começo por um pedido de desculpas, por só hoje ter dispensado alguns momentos do meu dia, para dar atenção ao teu blog, que merece, sem sombra de dúvida muito mais do que alguns momentos!
    Confesso que em alguns emails que fomos trocando, tive pensamentos do género: “Esta miúda tem mesmo jeito para a coisa!”
    No entanto, conseguiste-me surpreender, melhor dizendo…conseguiste prender-me mais do que alguns breves momentos e fizeste com que lê-se quase todos os “posts”. Enfim…és dotada e ponto final!!!
    Ma há algo na tua escrita que é fascinante…se não te conhecesse, e tivesse de descrever-te apenas com a leitura destes textos, descrevia-te exactamente como és…DOCE, MEIGA SENSÍVEL e acima de tudo TRANSPARENTE!
    Um grande beijo e continuação de bom trabalho….

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga,

    Face a este elogio, as torrentes de baba jorram compulsivamente de tal forma que a veia da escrita bloqueou. Assim sendo não consigo dizer nada mais do que OBRIGADA! Obrigada pela tua amizade e pelo apoio que uma vez mais demonstraste. Obrigada pelas coisas lindas que disseste e pelo voto de confiança no meu trabalho. Obrigada por tudo e por seres quem és!

    ResponderEliminar